Thursday, October 3, 2019

Na terra do padre Eustáquio



Em ordem Vinicius, Will, Alcalde, Parroco, Jan

A convite  de  sobrinhos do Bem-Aventurado Padre Eustáquio, Vinicius Maciel, ss.cc, Vice-postulador da Causa de Canonização no Brasil, esteve na Holanda no final de setembro. Ficou hospedado na residência de Will e Joke van den Boomen. Seu primeiro objetivo foi conhecer e pesquisar o admirável acervo familiar sobre o tio missionário no Brasil. Além disso, foi levado para visitar lugares historicamente importantes na vida do Beato Padre Eustáquio e a comunidade ss.cc. dos irmãos em Teteringen. 



Jan e Will van den Boomen

Acompanhado dos sobrinhos, visitou a Igreja de São Miguel onde se encontra a pia onde o Beato foi batizado e que abriga agora uma Capela a ele dedicada. Com o necessário processo de unificação de Paróquias na Holanda, quatro comunidades na Brabância formaram uma nova sob o título que leva o nome do filho beatificado em 2006: “Paróquia Beato Padre Eustáquio”.


Acompanhado do Sr. Will e de seu irmão Jan van den Boomen ambos filhos da Sra. Adriana irmã do Bem aventurado, Vinicius Maciel, SS.CC. se encontrou com o Pároco local e posteriormente o grupo reuniu-se com o Prefeito Municipal da terra natal de Pe. Eustáquio.


O Pároco, Pe. Geoffrey de Jonge está disposto a se unir aos familiares do Beato Padre Eustáquio para a criação de um novo grupo de “Amigos de Pe Eustaquio” na região da Paróquia especialmente em Benk en Donk e Aarle-Rixtel em vistas à criação de um Centro permanente de difusão da história e espiritualidade abrigando exposição e conservação de objetos, fotos e documentos do referido acervo familiar.


A reunião com o prefeito da cidade de Beek en Donk visava ao mesmo objetivo destacando-se o aspecto histórico-cultural. O Prefeito Frank van den Meijden e uma assessora manifestaram interesse em apoiar a ideia de apresentar para os cidadãos, especialmente para as crianças e os jovens, um conterrâneo que fez um bem extraordinário, um verdadeiro herói, em terras brasileiras. O apoio à iniciativa de criação de um espaço, junto com a equipe da paróquia local, um Centro de Referência foi reafirmado. 


Família Will van den Boomen

A Rua da casa natal do Beato que leva seu nome foi também visitada bem como a casa de nascimento. A residência fica em Aarle Rixtel, e hoje pertence a dois sobrinhos netos de Padre Eustáquio (netos do irmão mais velho do Beato). A parte interna da casa não foi visitada. Segundo informações locais a parte interna está muito modificada e a única parte preservada até os dias atuais é a fachada. A casa foi dividida em duas residências. Durante a reforma, alguns tijolos da construção original foram retirados, transformados em relíquias e enviados a vários lugares inclusive o Santuário da Saúde e da Paz em Belo Horizonte. Na fachada conserva-se uma antiga placa comemorativa e foto do Beato Pe. Eustáquio. A entusiasmante visita às origens familiares foi coroada com a aquisição de cópias e até documentos originais importantes para a construção da biografia histórico espiritual.



Francisco Voskuil sscc

1 comment:

  1. Are you searching for a very genuine loan at an affordable interest rate of 3% process and approved within 4 working days? Have you been turned down Constantly by your Banks and other financial institutions because of bad credit? Loans ranging from $5000 USD to $20, 000, 000 USD maximum LOANS for Developing business a competitive edge / business expansion. We are certified, trustworthy, reliable, efficient, Fast and dynamic for real estate and any kinds of business financing. Contact us for more details and information.
    Thanks & Regard
    Call/Whats App 918929509036
    (Whats App) 918929509036
    Dr James Eric Housing Finance Pvt Ltd
    E-mail: financialserviceoffer876@gmail.com

    ReplyDelete